Entusiasmo, fascínio, alegria, gratidão…Ficaríamos aqui uma maratona inteira falando dos sentimentos da enfermeira Antonia Braga, 33 anos, em relação à corrida. E por que não, à GO Runners. Há pouco mais de um ano, Antonia, que mora em Natal-RN, deixou a corrida tomar conta de sua vida e adotou – ou se deixou adotar – pela família GO. Confira!

´´Minha história como corredora começou há um ano e dois meses. Era sedentária e tinha obesidade grau 1, com pouca disposição e um longo histórico de procrastinação em relação ao exercício físico. Já conhecia todos os riscos relacionados a uma vida sedentária e lia muito sobre longevidade e hábitos saudáveis, mas minha decisão só veio depois do meu aniversário de 2021.  Não gostei do que vi nas fotos, da minha forma física. Comecei a refletir sobre como eu queria envelhecer e decidi que no meu aniversário de 2022 estaria numa versão melhorada.

Escolhi a corrida de rua por que meus irmãos já corriam e por tê-los acompanhados em linhas de chegada. Sempre felizes! Às vezes cansados, mas completamente eufóricos. Eu também queria fazer parte disso.

Pesquisei sobre assessorias de corrida em Natal e como primeira opção encontrei a escola de corrida Go Runners. Procurei o Instagram, assisti relatos emocionantes e verdadeiros de várias pessoas que começaram do absoluto zero e se superavam a cada dia. Então, procurei o Fabiano.

Comecei o treino experimental com foco em perder peso cheia de incertezas e insegura, mas com muita vontade que desse certo. Pelo acolhimento e cuidado dos professores, na primeira aula já tive a certeza que era ali que eu queria ficar.

Na minha cabeça o objetivo principal era aprender a correr, mas eu mal eu sabia que o primeiro grande presente da corrida em minha vida, seria a transformação da mentalidade. Dia após dia, as crenças limitantes foram dando espaço ao sentimento de superação. Me transformei em uma pessoa com determinação para melhor gerir o tempo e eu já não extrapolava tanto o expediente no trabalho. Tinha uma planilha de treinos a cumprir, o cronograma de reforço muscular, tempo para organizar minha alimentação… Já não podia ficar até a madrugada em redes sociais ou maratonando séries. Mas muitos acharam que era só mais uma atividade passageira em minha vida.

Mal sabia que ia estabelecer tantos vínculos de amizade e de resenhas na tenda de corrida. Que a turma do parquinho ia se tornar mais que amigos das pistas de corrida. Que a avenida de treino ia se tornar minha terapia semanal nas segundas e quartas-feiras.

Ah, nem imaginava que Deus havia escolhido, dentre todos os professores, um que ia entender meu lado humano e meu propósito mais íntimo de corredora para me ajudar a superar os desafios, nem sempre da forma mais leve, mas com certeza, da forma necessária para alcançar meus objetivos.

Jamais imaginei que faria meus primeiros 5K no final de setembro de 2021! Que a minha rotina dos próximos meses seria acordar cada vez mais cedo pros longões do sábado. Que ficaria ansiosa por receber uma planilha de treinos todas as semanas.

Mal eu sabia que o comprometimento dos professores da Go Runners com os pupilos seria sempre na mesma intensidade de afeto e técnica, independente se você é iniciante ou já tem muitos anos na assessoria. E que a decisão de começar a correr seria uma das melhores escolhas da minha vida.

E assim, sabendo bem superficial das coisas no início, fui me ambientando, aprendendo sobre o mundo da corrida na prática. Comprometi-me a cumprir os treinos e a seguir ao “pé da letra” as orientações do professor Ramon Diego. Iniciante que era, fui avaliada, comecei caminhando, intercalando com os estímulos de corrida leve e evoluindo aos poucos. Sem pressa, mas sempre com constância e seguindo a metodologia da escola de corrida. Fazia o reforço muscular 2 vezes por semana por vídeo aulas disponibilizadas pela escola. E lembro-me nitidamente, que quando fiz meu primeiro quilômetro correndo e ganhei minha plaquinha, na qual escrevi: “1 Km, seguido da palavra SUPERAÇÃO”. Foi um momento que “virou várias chaves mentais”, fornecendo o combustível necessário para eu confiar no processo, ter a certeza da possibilidade de conquistar novas distâncias.

Quando fiz meus primeiros 5K, eu já sabia que queria me tornar meia maratonista, mas todas as decisões são compartilhadas e discutidas com meu professor. Evolui para a planilha dos 10K ainda em 2021.

No início de 2022 começou minha consultoria online com meu treinador e um novo capítulo na minha vida de corredora de rua. Minha meia Maratona já estava programada para setembro deste ano. Com os treinos de força direcionados melhorei a performance, fiz minha reeducação alimentar e comecei a perder de peso acentuadamente.

No primeiro trimestre sofri um estiramento muscular e precisamos ajustar as planilhas. Quando comecei a sentir dor, meu maior medo era ficar sem correr por muitos meses, mas fiz exames e fui liberada para atividades adaptadas de maneira segura e orientada. Fiquei feliz por não precisar fazer repouso absoluto, mas precisei recomeçar: caminhando, intercalando corrida leve com caminhada e ouvindo meu corpo.

Foi um redemoinho de emoções, mas eu decidi me recuperar mantendo minha constância de acordar cedo, me arrumar, vestir a camisa da GO e ir para o encontro com a turma. Cumpri todos os treinos, dando o meu melhor naquele momento. Não é fácil, mas foi a estratégia de enfrentamento mais acertada que fiz e meu treinador me ajudou muito. Aos poucos eu fui recuperando, ganhando força, mobilidade e segurança de novo. Neste capítulo da vida, a corrida me ensinou a ser resiliente e sobre a importância de ter profissionais competentes e humanos contigo na jornada; que o movimento cura e que eu sou forte, bem mais forte do que eu suponha.

Fui me recuperando e retomando o projeto da primeira Meia Maratona.  Estou evoluindo as distâncias, a consultoria para os treinos de força agora são presenciais e conto na minha rotina com o nutricionista que tem feito uma diferença absurda para performance e a com a fisioterapeuta que me acompanha desde o início. Além disso, nos últimos dois meses tenho evoluído na velocidade, conquistando recordes pessoais.

E o processo de emagrecimento, o estopim para minha decisão, hoje é extremamente nítido, pois ao longo deste ano, já perdi pouco mais de 10 quilos. E, claro, isto também me deixa muito satisfeita.

O principal desafio é se manter constante e nem sempre a gente acorda com disposição para treinar, mesmo quando se é apaixonado pela modalidade, pelo processo ou pela sensação de endorfina pós treino. Tem dias que muita coisa pode tirar teu foco, por isso acho importante ter metas claras, que ajuda a ter foco e disciplina.

Minha família vibra com minhas conquistas. Já os amigos que não correm nunca vão entender as minhas motivações em acordar 3h da madrugada de sábado para fazer longão. Por isso não posso sair com eles na sexta-feira à noite. E, como eu gosto muito de viajar, aproveito a oportunidade de correr em locais diferentes.

A corrida mudou a minha vida em todos os aspectos (corpo, mente e espírito). Fazer meu treino às 5h30 da manhã de uma segunda-feira é a base mental de certeza de que darei conta de todos os desafios que vierem na semana. Por meio da corrida, aprendi a me reconectar comigo mesma e com o mundo. Eu aprendi que sou muito forte e que o impossível é só questão de ponto de vista e de treino. Eu aprendi que mais vale 1% a cada dia do que 100% apenas 1 vez na semana. A corrida fortaleceu minha determinação e disciplina.

Hoje eu não consigo imaginar minha vida sem a corrida e não é exagero. Como objetivo principal desejo me manter constante nos meus treinos e, consequentemente, manter uma vida saudável. Penso que tenho muitas histórias a serem construídas e vividas por meio da corrida. E serão boas histórias por que tenho uma equipe que me assessora, com pessoas extraordinárias. Neste momento estou treinando para dia 6 de novembro tornar-me, junto com minha irmã, MEIA MARATONISTA. Estamos compartilhando muito desse processo de preparação. Eu aqui em Natal e ela na Bahia. Iremos eternizar esse sonho, lado a lado, ao longo dos 21 K, aqui na Cidade do Sol.

Para 2023, os planos correr minha segunda meia quase no final do primeiro semestre. Será uma prova com foco em performance, em bater recorde pessoal e além disso, será muito especial também, por que escolhi Salvador, capital do meu estado de origem.

Como meta de longo prazo, me tornarei MARATONISTA no segundo semestre de 2024. E este é um projeto que está sendo mentalizado, desenhado e gestado como muito amor e com um propósito muito grande a cada treino.

A Escola de Corrida Go Runners é a pedra fundamental no meu processo de aprender a correr, na minha formação e evolução como atleta de corrida de rua. A assessoria possui uma metodologia que é validada e eu sou a prova viva disso. Quando você se compromete e respeita as orientações, alcança os resultados.

Os professores da Go Runners possuem conhecimento técnico, são acolhedores e sempre prestativos. Todos, durante os longões estão ali pra orientar uma correção de postura, pra saber se está tudo bem contigo, pra tirar uma dúvida. A filosofia da família numa escola de corrida, na qual existe, sobretudo o respeito à particularidade de cada um, faz com que nós nos sentirmos únicos e ao mesmo tempo parte do todo.“

  • 2044
  • 0
  • 0

359 Posts

Jornalista, pai e corredor. Vê a corrida como uma ferramente para fazer a vida fazer sentido. Não se preocupa em ser rápido, nem com a chegada. O que importa é o caminho...

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *