Daqui a alguns dias, Mônica Araújo, atleta da Endorfina em Belo Horizonte, vai celebrar seus 50 anos. Sabe como? Correndo a Maratona de Paris! Mônica é gestora no terceiro setor e mais que comemorar o aniversário, pretende celebrar a vida. Confira!

´´Comecei a praticar corrida apenas como exercício aeróbico em 2004, quando fazia no máximo 5km na esteira e com participações em algumas provas como Circuito das Estações. Comecei a querer aumentar a distância para 10k apenas em 2016, quando participei pela primeira vez da Volta da Lagoa da Pampulha.

Em 2017, após ter participado da Volta da Lagoa e ter me surpreendido com a quantidade de gente despreparada e passando mal, decidi que queria fazer novamente a prova, porém com assessoria. Não queria correr o risco de acontecer comigo o que vi acontecendo com muitos durante o percurso. Então, em 2017 entrei para Endorfina.

Lá, passei por profissionais que até então desconhecia a importância deles para que eu pudesse treinar e fazer uma prova com segurança, confiança e todos os cuidados que considero necessário. Avaliação física, fisioterapia e nutricionista, definimos metas, traçamos planos, criamos estratégias e então me apaixonei pelo processo e pelo cuidado comigo mesma.

Em 2018 fiz minha primeira Meia Maratona, aqui em Belo Horizonte, a que passa dentro do Zoológico. Inclusive gosto demais desta prova, que foi um super desafio. Me lembro que faltando 500 metros eu só pensava em andar, quando lembrei que minha família estava me esperando, e dei o melhor de mim! Naõ poderia de forma alguma chegar caminhando, tá doido! (risos) Foi lindo!!!! Então me empolguei e decidi que queria fazer uma maratona no ano seguinte.

A Endorfina abraçou o meu desafio e lá fui eu para a minha primeira maratona! Uma das mais desafiadoras, com subidas e um calor daqueles… Foz do Iguaçu! Meus Deus, sofrimento puro! Não esperava tantas subidas e uma sensação térmica acima de 40 graus! Um atleta infelizmente morreu e me deixou bastante assustada. Segui com câimbra na virilha desde o km 19. Sofrimento! Mas decidi que eu tinha condições para vencer este desafio e por respeito a mim mesma e a todo o investimento que havia feito eu precisava terminar. Em todos os pontos de hidratação colocava gelo na virilha e seguia. Deu certo! Uma maratona em 05:25!

Putz! Esta maratona me ensinou muito, especialmente sobre o poder que temos sobre nós mesmos. E isto me mudou no esporte, mas especialmente na jornada da vida! Existe a Mônica pós maratona!

Nos anos seguintes fiz uma maratona a cada ano, o período da pandemia fiz provas não oficiais: Atleta Solidário, parceria entre Endorfina e Caoebh, e a Maratona da Endorfina, em que passamos entre as principais praças de BH e em que eu descobri o poder de uma coca-cola, no km 26; Porto Alegre e Rio de Janeiro, que foi onde pude sentir o privilégio de curtir uma maratona e terminar inteira e feliz!

Este ano vou realizar a minha sexta maratona e com um objetivo que vai muito além do esporte. Vou celebrar a minha ultramaratona da vida! Minha primeira viagem para fora do Brasil. Não por falta de oportunidades, mas por definição de prioridades no percurso e por boas escolhas que foram feitas. Agora chegou a vez de ir para Paris e celebrar meus 50 anos na maratona (7 de abril)! Uma enxurrada de emoção, que comunga com muitos desafios, mas acima de tudo, com uma gratidão enorme por toda trajetória e ainda como forma de me reabastecer para continuar por alguns e bons kms.

Fico bastante feliz com meu crescimento no esporte, junto aos profissionais que me acompanham, mas o que me deixa extremante grata, são os amigos que a corrida me proporcionou. Hoje nos enxergo como uma grande família, e gosto bem disto!

Acredito que cada prova tem a sua história, os seus desafios e os seus ensinamentos, nenhuma se repete! Todas são desafiadoras, seja 5km ou 42,195! Cada qual com o seu encanto. Sou grata por todas que participei.

A corrida tem um poder de transformação! Acredito que o esporte tem um poder que não conseguimos nem mensurar de tão abrangente que é, e a cada dia tenho mais a certeza disto. Cuidado, amor próprio, superação, força, resiliência, determinação, compromisso, e outros tantos.

Claro que preciso de sacrifícios e muitos! Família, casa, trabalho, mas vale a pena todo o esforço. O esporte, se depender de mim, será sempre e uma constante em meus dias. E hoje, penso que será sim a corrida pra sempre.

A Endorfina foi minha melhor escolha! Vejo-a como uma assessoria que preza muito a convivência, a amizade, a interação entre os endorfinados. E isto deixa a corrida e a vida mais gostosa!“

359 Posts

Jornalista, pai e corredor. Vê a corrida como uma ferramente para fazer a vida fazer sentido. Não se preocupa em ser rápido, nem com a chegada. O que importa é o caminho...

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *