O vendedor Jackson Dutra, 32 anos, mora em Carazinho-RS. Começou a correr em dezembro de 2018, de olho na saúde, que começava a dar sinais de mau estar. Segui um tempo sem assessoria. Hoje está na RK Saúde Esportiva e já planeja sua primeira maratona. Confira!

 ´´Em dezembro de 2018 eu estava muito acima do peso e começavam a aparecer alguns problemas de saúde, embora eu tivesse apenas 28 anos. Foi aí, meio que no desespero, que comecei a correr meus primeiros metros. Mais caminhava do que corria. Eram 500 metros caminhando e no máximo uns 200 correndo, quando chegava a isso.

Minha evolução, eu diria, foi meio lenta, porque insisti por um bom tempo em treinar sem qualquer orientação profissional. Até 2021 segui fazendo da forma com que eu “conseguia”. Na verdade, eu não corria, eu saía correndo. Às vezes saía pra fazer 8km e fazia 10, outras vezes saía pra fazer 10 e fazia 8. Assim eu ia.

Comecei a conhecer pessoas através da corrida, passei a fazer parte da Associação dos Corredores de Rua de Carazinho, a CORRECAR e fiz minha primeira prova de 5km. Fiquei em 4º lugar na categoria… Até que um amigo que a corrida me trouxe, me apresentou o professor Ricardo, da RK Saúde Esportiva. Foi aí que as coisas mudaram, porque passei a ter treinos com organização e com foco em um objetivo, o que me fez correr melhor e ver uma evolução gradativa.

Hoje não encontro qualquer dificuldade para cumprir minha rotina de treinos. Já tenho os dias definidos nas minhas planilhas e procuro sempre fazer meus treinos logo cedo.

A assessoria da RK tem sido fundamental com os treinos sempre organizados visando a evolução e o melhor resultado nos objetivos que traçamos junto com o professor Ricardo. O SISRUN traz muita praticidade, permite que tenha acesso aos meus treinos aonde eu estiver e consigo ver as métricas de desempenho e evolução, o quanto corri e tudo mais.

A corrida hoje é parte da minha vida e para quem era um cara sedentário e asmático, creio que esse esporte trouxe uma grande transformação. Não é obrigação, não é sacrifício, é um compromisso comigo mesmo. Quando tem treino, tá tudo ótimo, quando não tem estou querendo treinar!

A corrida é um esporte que te desafia muito, mas que te motiva a sempre querer mais. E as amizades que fiz através da corrida dispensam comentários. Pessoas com feitos incontestáveis no esporte… Maratonistas, ultramaratonistas, outros que preferem as provas mais curtas e sempre se destacam. Enfim, a corrida me trouxe uma forma muito diferente de pensar e me relacionar com as pessoas. É sempre um novo aprendizado.

Para este ano o primeiro objetivo é o reencontro com a Maratona Internacional de Porto Alegre, onde no ano passado fiz os 21k. Irei fazer novamente, mas com o objetivo de melhorar meu tempo. Provavelmente realizar mais umas duas ou três provas de 21km e em 2024, aí sim, me desafiar no grande sonho da primeira maratona.“

359 Posts

Jornalista, pai e corredor. Vê a corrida como uma ferramente para fazer a vida fazer sentido. Não se preocupa em ser rápido, nem com a chegada. O que importa é o caminho...

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *