O analista de sistemas Danilo Duarte, 32 anos, está em busca do sonho de correr as seis majors. Berlim já foi pra conta e a de Boston bateu na trave, por dois segundos. Nada que abale este corredor de Votorantin-SP, que aprendeu a curtir cada momento do processo, da jornada. Com a Movebetter, ele segue firme em busca dos seus objetivos. Confira!

´´Sempre gostei de praticar esportes, jogar futebol, andar de bicicleta e nadar quando era criança. Sempre muito ativo e relativamente magro na infância.

O tempo passou e com a correria do dia-a-dia, trabalhando e estudando fora, acabei me descuidando da saúde e deixei de participar ativamente de atividades relacionadas a esporte. 

Minha mãe a vida toda trabalhou em farmácia e sempre quando dava uma folga na faculdade eu ia buscá-la, quando um dia decidi subir na balança, algo que nunca fazia. Então me deparei com 105 quilos! Nunca imaginei que estaria nos três dígitos, mesmo sabendo que dois litros de refrigerante por dia era algo que em algum momento ia me dar todo esse peso.

Resolvi então, em 2011, começar a correr. Às vezes ia a academia com meu pai e fazia 10 minutos de esteira, mas foi mesmo na rua que peguei gosto pelo esporte. Quando comecei, fazia um circuito de aproximadamente 5km, porém, não conseguia concluí-lo o tempo todo correndo. Comecei com 800m, avançando pra 1,5km até que um dia, por insistência já estava completando o circuito todo.

Depois de anos, essa rotina de pequenas metas ia me fazendo melhorar e lembro que a mais desafiadora delas era completar todo o trajeto em 25 minutos, e quando consegui descobri que não tinha 5km mas sim 4,3km. Quando caiu minha ficha de que conseguiria correr por muito tempo sem parar, olhei pra trás e fui revisitar meu principal objetivo, a perda de peso. Foi quando vi que tinha perdido 36 quilos. Foi aí que aprendi que gostar do processo, sem martelar insistentemente o objetivo final, é a melhor forma para obter o sucesso! 

Comecei então a fazer parte de uma equipe de corrida e participar de várias provas na região, com aquela atmosfera ímpar que a corrida nos dá.

Em 2013 resolvi fazer minha primeira maratona, 42km era algo inimaginável, mas não me dava medo, pois eu curtia mesmo é o processo. Viver treino a treino e fazer o que deveria ser feito dia após dia. Terminei minha primeira maratona em 4h06min. Aprendi tanta coisa com a corrida que levo todos os ensinamentos pra vida pessoal e profissional. Tanto gostei desse negócio de maratona que repeti a dose mais 10 vezes. 

Até a minha sexta maratona (todas na Maratona Internacional de SP) só tinha o desejo de correr essa prova todo ano. Estava ótimo até ser sorteado para correr a Maratona de Berlim em 2018. Descobri a magia que era fazer uma Major. Essa foi minha primeira major, em que, além de descobrir que poderia correr em lugares diferentes, descobri que poderia juntar duas paixões: correr e viajar com minha namorada, hoje minha esposa. Ela sempre me apoiou em tudo!

Surgiu então um novo sonho: completar as seis Majors. Como treinava sozinho e tirava os treinos da minha cabeça, vi que ia precisar de ajuda, já que para correr Boston, precisa de índice, do qual nunca na vida imaginei estar perto. Resolvi procurar uma assessoria e através do Canal Corredores conheci a Movebetter. Com o apoio do Luciano, do professor Lucas e todo o time Move, melhorei todos meus tempos. Sigo melhorando e novamente dando mais importância ao processo do que ao objetivo final. 

Estar lado a lado não só dos professores, mas de todas as incríveis novas amizades que fiz, torna a caminhada ainda mais empolgante. Além disso minha esposa também começou a correr com o time Move e a conquistar seus objetivos, o que tem me deixado mais feliz ainda pra seguir correndo atrás. 

Em 2022, na Maratona de Porto Alegre, fiquei a apenas dois segundos do índice pra Boston, o que não me abalou nem um pouco, pois sei que estou no caminho certo e bem orientado. 

Se tivesse que dizer algo pra alguém que está começando ou passando por alguma frustração no esporte, diria para curtir cada pedaço da sua jornada e quando você menos esperar seu objetivo vai estar embaixo dos seus olhos.“

  • 1420
  • 0
  • 6

359 Posts

Jornalista, pai e corredor. Vê a corrida como uma ferramente para fazer a vida fazer sentido. Não se preocupa em ser rápido, nem com a chegada. O que importa é o caminho...

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *