O engenheiro de produção Jeferson Ayala, 36 anos, é coordenador de projetos na área de compras da Renault. Corredor desde a adolescência, Jeferso, atleta da Carbono, de Curitiba-PR, já teve uma experiência com o duathlon, em 2015, e este fim de semana não perdeu a oportunidade de voltar à modalidade. Neste domingo, Jeferson colocou seus treinos à prova no Bike and Run Duathlon, na Vila Capanema. Foram 5K de corrida, 20k de pedal e mais 3K de corrida. Confira!

´´Sempre gostei de corrida de rua e de bicicleta. Minha primeira prova de corrida foi em 2005, Pouco mais de 10K na Corrida dos Correios, da qual até hoje tenho a medalha.

Estou na Carbono há oiro meses e tem me surpreendido bastante treinar com acompanhamento e planejamento da assessoria. Quando comecei com eles estava com pace e corrida pouco abaixo de sete. Melhorou demais minha peformance e já consegui pace abaixo de seis nos treinos.

A ideia de fazer este duathlon surgiu por que naturalmente sempre gostei de correr e pedalar. Lá atrás já fiz provas só de bicicleta, sem deixar de correr. Em 2015 cheguei a fazer um duathlon ao redor da Renault. E como gosto do esporte, estava só esperando a oportunidade para fazer de novo. Já o Triathlon, é um desejo fazer antes dos 40 anos, mas preciso de aprender a nadar e treinar natação.

Confesso que treinar corrida e ciclismo tem sido um pouco puxado, principalmente quando tenho que fazer o duathlon nos treinos. A sequência de corrida, bike e depois voltar para a corrida, em que as pernas já estão cansadas… Mas os treinos tem sido bem interessantes com a Carbono. Além do treino de resistência, tem os treinos específicos de ciclismo, com técnicas de frenagem, com as curvas mais fechadas… A transição, com o que pegar primeiro, os equipamentos de segurança, como deixar tudo arrumado na área de transição… O processo e a evolução têm sido bem bacana.

A expectativa era que não acontecesse o que aconteceu em 2015 quando eu fui literalmente o último da prova. Aquela motinha andando atrás de mim perguntando ´´tá tudo bem?`Pensava em fazer uma prova para 1h50min, mas fechei em 1h25min.

A prova foi sensacional! Com atletas que mantém um ritmo bem forte. O resultado me surpreendeu com cerca de 15 a 20 minutos abaixo do que planejei. E isso é fruto do resultado dos treinamentos com a Carbono. desde o ano passado. Consegui na corrida um pace abaixo de 5:30, algo que só havia conseguido em treinos. Assim foi também no pedal, com média de 28km/h. Mérito deste ano de treinos que a Carbono prescreveu.´´

359 Posts

Jornalista, pai e corredor. Vê a corrida como uma ferramente para fazer a vida fazer sentido. Não se preocupa em ser rápido, nem com a chegada. O que importa é o caminho...

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *