Maria Gorete Lara, 54 anos, é divorciada, mãe de Alinne e Anna e avó de Mauro Henrique, 11 anos, e Heloisa que vai nascer em janeiro de 2023. Em Ji-Paraná, Rondônia, pelas mãos do treinador Juliano Norbeto, há dois anos ela deu a grande virada em sua vida. Qual a relação da corrida com essa história? Confira!

´´Comecei a correr assim que apresentei problemas de sobrepeso, hipertensão, problemas emocionais em virtude de uma separação traumática. Diante do cenário, me aliei a um grupo de corridas e comecei a participar dos eventos na minha cidade, porém sem orientação de profissional.

Aleatoriamente recebi pelas redes sociais o convite para participar da Maratona Internacional de Floripa. Isso foi em 2020 e infelizmente não foi possível porque o meu marido na época não consentiu. Ele era muito ciumento e em fevereiro de 2021 me separei e a primeira coisa que fiz, foi minha inscrição para os 10k em Floripa. Em seguida procurei ajuda de um profissional, por que não conseguiria correr esta distância. Assim, o professor Juliano Norberto foi me preparando para a tão sonhada prova.

Ocorre que com a pandemia a prova foi adiada. Eu empolgada, alterei minha inscrição para os 21k em agosto de 2022. Fui e fiz uma excelente prova. Superando o frio, o vento forte e a chuva, consegui terminar a prova em 2:06:55, num pace de 6:04. Superação total! Antes desta prova, que era a mais esperada por mim, participei dos 21k em Cacoal-RO, fui campeã da Meia Maratona de Ji-Paraná na categoria 50+ e participei da Meia Maratona Sustentável do Amazonas

Desde fevereiro de 2021 venho participando de muitos eventos de corrida de rua no estado, fazendo os percursos de 5, 10 e 21K. Me superei a cada prova e pouco importava a colocação. O que valia mesmo é que eu me divertia, sem contar o ganho de saúde. Em janeiro de 2021 eu estava com 76 quilos e hoje estou com 62.

Minha rotina de treinos consiste três vezes por semana cumprir a planilha de corrida do meu coach Juliano Norberto e nos outros dias faço fortalecimento muscular. Os planos são de correr minha primeira maratona em 2023 alcançando o sonho de ser uma vovó maratonista.

Para mim, a corrida de rua é superação de limites, qualidade de vida, diversão, sem contar nas amizades saudáveis conquistadas. É troca de experiência, é incentivo, é confraternização com pessoas de todas as idades e condições físicas e financeiras. Pessoas que nos inspiram! É algo surreal o quanto aprendemos e o tanto de história que construímos. O que me deixa particularmente feliz é que eu também inspiro outras pessoas seja no trabalho, nas amizades ou nas redes sociais!´´

359 Posts

Jornalista, pai e corredor. Vê a corrida como uma ferramente para fazer a vida fazer sentido. Não se preocupa em ser rápido, nem com a chegada. O que importa é o caminho...

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *