A massoterapeuta Gabriela Moreira, 41 anos, é casada e mãe do Caio, 17 anos. Mora em São José dos Campos-SP e no ano passado realizou o sonho de correr a Maratona de Boston. Atualmente faz parte de duas equipes de corrida: a Crosariol, formada por um grupo de amigos corredores, e a assessoria esportiva LC Team. Motivação em dobro para ir em busca de novos sonhos. Confira!

“Tudo começou em 2014. Depois de passar sete anos praticando musculação e um pouco de aeróbico na esteira, conheci a corrida de rua. Um belo dia, impelida de curiosidade, fui conhecer como funcionavam os treinos de uma assessoria de corrida, a qual pertenço hoje novamente. Fiquei tão apaixonada pela dinâmica, pela sensação de liberdade que a corrida provocou em mim, que me encontrei num esporte completo. Nunca tinha sentido nada parecido em sete anos de prática de musculação. A corrida me deu vida!

Há dias em que nem eu mesma acredito onde a corrida de rua me levou e ainda poderá me levar. Comecei a treinar em 2014 com a LCTeam – na época tinha outro nome – do coach Lucas. Tive todo o suporte para a minha base na prática da corrida de rua. Mas em 2015 senti que eu precisava alçar vôo. Nesta mesma época fui convidada a integrar a equipe Crosariol, onde tínhamos um treinador.  Foi exatamente nesse tempo, meados de 2015, que comecei a competir de verdade em provas de 5 e 10k. Tive uma evolução rápida e fui conquistando muitos pódios em provas da região. Evoluí também para os 21k nesse período, e depois de mais de 10 meias maratonas no currículo, em 2018 fiz minha primeira maratona, no Rio). Fui a convite do grande amigo e maratonista Lucelio Crosariol, a quem tenho muita gratidão! O resultado foi tão lindo que no mesmo ano fiz minha segunda maratona, em Floripa. E ela me rendeu o índice para a tão sonhada Boston Marathon de 2019.

As dificuldades sempre existirão… Não é todo dia que dá para conciliar a vida profissional, os deveres de casa domésticos e familiares que só quem é dona de casa e também trabalha fora sabe como é e ainda treinar corrida. Pelo menos três dias da semana os treinos são em dois períodos. É abrir mão de algumas coisas para se ter outras.  Vivo isso todos os dias, mas não trocaria em nada. Seria sem graça e fácil demais se a vida fosse só corrida. Obviamente ela não seria tão especial pra mim.

Em 2014 eu iniciei na LC Team, permaneci lá por um ano e depois fiquei fora por quatro anos e meio.  Retornei há exatos oito meses. Entrei uma Gabriela totalmente inexperiente, adquiri a base, saí e voltei uma Gabriela com muito mais bagagem e já maratonista. Mas posso dizer que eu tive muita sorte por ter pessoas ao meu lado que me ajudaram a evoluir na corrida quando passei um bom tempo sem assessoria profissional, o que não aconselho quando se busca performance, evolução e resultado. Por isso digo mais uma vez, eu tive sorte! Aprendi muita coisa na marra. Por escolha minha, optei ficar um tempo sem treinador, mas tinha bons anjos que me ajudaram muito. Mas também tive consequências, como uma lesão séria em 2016 e um quadro de overtraining recente por não saber dosar provas e treinos.

A volta para a LC Team me fez sair desse quadro e hoje vejo como é de suma importância termos um direcionamento, um profissional que nos oriente e que nos dê o ‘norte’. Isso me fez repensar meus objetivos futuros e escolher correr pra toda a vida!

Em 2019 eu vivi um dos melhores momentos da minha vida na corrida. Corri aquela tão sonhada maratona. Almejada por corredores do mundo todo. A mãe das maratonas.  A mística Major Boston Marathon foi surreal, mágica, linda, divina… Ainda é indescritível para mim traduzir em palavras o quanto essa maratona mexeu com meus sentidos. Tudo o que vivi em Boston foi especial. Enquanto corria os 42.195 metros passou um filme da minha trajetória até ali. Quem me acompanhou sabe de todo o meu envolvimento e comprometimento com essa prova que marcou a minha vida, a minha história. Até o presente momento sou a única mulher do Vale do Paraíba todo a ter participado de uma das edições da Maratona de Boston. Isso é uma honra para mim! Muita gratidão! 

Em 2020, meu foco está voltado para a Maratona de Porto Alegre, onde novamente vou buscar um novo índice pra Boston e o desejo pessoal de correr uma maratona sub 3h20. Já no segundo semestre, terei um desafio totalmente diferente. Me lançarei numa das maratonas mais duras do Brasil: a Muralha  Up and Down Marathon, com o percurso Up . Confesso que ainda não parei pra pensar muito nela…uma coisa de cada vez! 

Tenho muitos sonhos relacionados com a corrida, mas costumo dizer que tem que ser um degrau de cada vez. Meu sonho de imediato, é estar em 2021 na largada da Maratona de Boston. Esse sonho tão lindo e já vivido merece bis!!! Meu coração almeja ardentemente viver tudo isso mais uma vez! E estou na luta pra que esse dia chegue! No mais, seguimos correndo!

E sabe por que eu sigo correndo? Por que antes mesmo de começar a praticar a atividade física (que ainda não era corrida de rua) eu tive um quadro seríssimo de depressão pós parto devido à perda de uma filha e o nascimento do meu outro filho quase na mesma data. Por conta disso engordei quase 30 quilos. Cheguei a pesar 86 quilos. Comecei a fazer atividade física e emagrecer, mas ainda não conhecia a corrida. Emagreci fisicamente com dieta e academia, mas no íntimo ainda era muito infeliz… nada me completava! Foi através da corrida que me libertei dos antidepressivos! Na corrida, encontrei paz de espírito!”

  • 3057
  • 2
  • 0

352 Posts

Jornalista, pai e corredor. Vê a corrida como uma ferramente para fazer a vida fazer sentido. Não se preocupa em ser rápido, nem com a chegada. O que importa é o caminho...

2 thoughts on “Gabriela Moreira e a libertação através da corrida”

  1. Gabi tenho um enorme prazer em ter conhecido você em tão pouco tempo conheci uma pessoa de coração enorme.
    Uma mulher guerreira e focada nos seus objetivos e sonhos e dedicada sempre em tudo que faz,que bom poder saber da sua tragétoria até hoje .

  2. Parabéns minha gata….arrasando… Você é merecedora, você é guerreira e batalhadora, uma super mãe e uma esposa sem igual e acima de tudo uma dedicada e excelente atleta… E T A

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *