Perto de completar 10 anos de Carbono, Érica Fernanda Aiko Kimura, 41 anos, acaba de voltar de seu mais recente e duro desafio: os 104Km da Eiger Ultra Trail, prova do grupo UTMB realizada na Suíça.

Antes da Carbono, de 2012 a 2014, em São Carlos-SP, onde morava, Érica se exercitava jogando vôlei e correndo com uma assessoria esportiva local. Confira!

´´Entrei na Carbono em 2014, quando procurava um grupo para treinar corrida e fazer treinamento funcional. E logo no primeiro ano conheci a corrida em trilha. Com o passar do tempo, percebi que, se olhasse com um foco mais especifico para a prática do esporte, conseguiria, aos poucos, ir além.

Nesse contexto, a Carbono mudou a minha forma de entender o esporte. Aprendi a me concentrar nos exercícios, de maneira a desenvolvê-los com mais atenção. Entendi o quão importante é a orientação e o planejamento elaborado pelo profissional de educação física na melhora do nosso rendimento e na prevenção de lesões.

Tudo que aprendi sobre resiliência no esporte foi com a Carbono e com muita orientação do professor Carlos! Minha primeira maratona de rua foi com a Carbono, assim como as seis ou sete que vieram depois. Minha estreia na corrida em trilha, nos 13 km, foi com a Carbono. Assim também foram as demais distancias de 25, 30, 45, 55K e além!

Em novembro de 2022, após um longo período de planejamento e autorreflexão sobre as minhas próprias capacidades físicas e mentais, iniciamos a preparação para a Eiger Ultra Trail, em sua clássica distância de 101Km. A prova foi em 15 de julho.

O programa de treinamentos, inteiramente realizado com a Carbono, sob orientação do professor Carlos, consistiu em treinamento funcional, técnicas de corrida em rua e trilha, bem como treinos longos de corrida em trilha, coletivos e individuais. O fato de a assessoria ser completa em todos os segmentos contribuiu bastante na construção da autoconfiança. Desde o começo e a cada etapa vencida deste ciclo de preparação, eu tive certeza de que concluiria com sucesso.

Por fim, foram 104,5km! Durante a prova, o esforço mental é elevado ao extremo, tanto para manter o foco no caminho como para equilibrar as emoções boas e ruins (que também aparecem). Foi a melhor experiência de corrida que eu poderia vivenciar! Observar como é a organização do evento, a receptividade das pessoas, residentes e turistas, correr em um ambiente totalmente novo e muito bonito, passar pelo pórtico de chegada junto com atletas do mundo inteiro foi a melhor forma de concluir esse ciclo de treinamento.

As lembranças das 23 horas e 39 minutos que levei para concluir a lendária Eiger Ultra Trail permanecerão por toda vida. E, também, um enorme agradecimento por todo este trabalho! Eu entendo que o resultado depende de vários fatores, como o nosso entusiasmo, comprometimento, disciplina e uma vontade indomável de vencer. Mas, o fator mais importante é poder confiar no acompanhamento técnico de um profissional especialista na área. Então, muito obrigada Equipe Carbono! Professor Carlos, que sempre nos orienta a praticar esporte de forma saudável para que tenhamos uma vida longa e próspera de aventuras como essa, OBRIGADA!! São vocês que constroem o caminho das nossas jornadas! Eu desejo, do fundo do coração que se sintam igualmente realizados e vitoriosos por mais uma entre muitas linhas de chegadas épicas que já ajudaram a conquistar!´´

359 Posts

Jornalista, pai e corredor. Vê a corrida como uma ferramente para fazer a vida fazer sentido. Não se preocupa em ser rápido, nem com a chegada. O que importa é o caminho...

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *