Gaúcho de Santa Rosa, Tiago Luís de Souza mora em Jaraguá do Sul-SC desde 2004. Aos 35 anos, Tchê, como é conhecido no mundo das corridas, aguarda ansiosamente a volta do calendário de provas. Atleta da Romero Running, ele sonha baixar seu tempo na maratona – 2:39:33 – e na meia – 1:14:03. Confira!

Comecei a correr em meados de 2013. Fui convidado por um casal de amigos, Carlos Rigon e Jesoela, para uma corrida beneficente em Jaraguá do Sul. Uma prova de 6km. Cheguei junto com o pessoal e até correndo bem. Depois disso eles me convidaram para a I Corrida Lunelli, em Guaramirim, de 10Km, que seria a minha primeira prova oficial, em 14 de julho de 2013. Não tinha noção da distância e como havia corrido bem os 6km, achei que seria tranquilo. Mas foi muito difícil! Fui de tênis de futsal, calção grande e meião. Parecia que ia jogar futebol! Estilo zero de corredor! E por incrível que pareça, fiquei em 3º na categoria e muito feliz por algo que eu não esperava.

Eu jogava futebol, mas não tinha qualquer noção de corrida! Distância, tempo, material… Fui aprendendo com o tempo, vendo outros atletas. Tive o apoio do amigo Ricardo Fliegner, que jogava comigo. Ele disse que eu corria bem e perguntou o que eu achava de praticar corrida, treinar… E me apresentou ao seu irmão, Lucas Fliegner, e à assessoria LifeWell, onde aprendi, cresci e tivemos uma ótima. Mas foi preciso muita paciência, muito treino e muita dedicação.  Foi uma grande experiência, uma grande troca de conhecimentos. Muito importante para a minha vida de atleta.

Hoje, em uma grande parceria, sou atleta da família Assessoria Romero Running, de Jaraguá do Sul. Estou nela há mais de um ano, muito bem apoiado e me aperfeiçoando cada vez mais com grandes profissionais ao meu lado. As professoras Ana Paula Romero, Maiandra e Amanda têm grande vivência no esporte. Usam uma linguagem fácil de compreender, transparente e sempre voltada à nossa saúde em primeiro lugar.

Evoluímos sempre pensando no futuro, em seguirmos correndo por muito tempo. Esse é nosso objetivo: continuar a praticar esporte saudável independentemente dos resultados e trilhar este caminho que nos proporciona grandes benefícios, como saúde, alegria, boas amizades. Junto a isso, poder conhecer lugares incríveis e me superar. É isso que me move hoje.

Graças a Deus sempre tive pessoas do bem no meu caminho. Amigos, família… Sempre agradeço à minha família, principalmente pela paciência, pois não é fácil conciliar o esporte com todo o restante do seu dia-a-dia. É preciso foco e dedicação. E grandes amigos apoiadores, que estão comigo em todos os momentos: WJR Fisioterapia, Dr. Wilson, Telles Calçados e ShopMasp Jaraguá, Farmácia Magistral, Bruna Nutricionista…

Hoje a corrida é um estilo de vida e não me vejo sem ela. Sempre gostei de correr, desde o período da escola, mas poder correr e motivar seus amigos a se superarem e conseguir correr 1km, 5km e querer cada vez mais é algo muito gratificante. Já consegui levar vários amigos a este belíssimo caminho.

Estou aguardando ansioso a volta das provas e um calendário. A curto prazo, pretendo me fortalecer cada vez mais e voltar a rodar bem novamente. Assim, poder competir novamente em provas e completar minha segunda maratona, abaixo do tempo que fiz em 2018, 2h39min.  Em longo prazo, quero continuar a praticar esportes e promover cada vez mais a saúde, como profissional de educação física. Estou estudando para isso.

Enquanto isso vamos vivendo um período desafiador, principalmente quando falamos em pratica esportiva. A corrida aparenta ser solitária, mas não é. Mas neste período nos adequamos da melhor maneira possível. Na Equipe Romero sempre se respeitou os treinos com máscaras, à distância, os treinos de fortalecimento em casa… Assim, conseguimos nos movimentar com qualidade. Isso nos proporciona saúde, imunidade e qualidade de vida melhor.

Aliás, a família Romero Running tem sido fundamental para que eu siga no caminho certo. A correção dos treinos, o fortalecimento, a alimentação, o alongamento, o aquecimento… um acompanhamento completo que reflete nos resultados e na vida pessoal e profissional. Eles nos dão o suporte necessário para conciliar tudo e nos motivar. É um grupo que contagia e inspira. E o SisRun entra como uma grandiosa ferramenta, tanto para os treinos quanto para o suporte da assessoria com o aluno.

Desde que iniciei sempre fiz e faço o meu melhor possível. Sempre com muita alegria e respeito aos demais atletas e assessorias. Conversando e brincando, sempre busquei aproveitar cada momento e conhecer os lugares fazendo grandes amizades. Na hora da prova, há a disputa, mas depois é aquela resenha com pessoas do bem, planejando provas e trocando experiências.  É gratificante rever os amigos da corrida e isso não tem preço.

O resultado na prova é uma consequência da rotina de treinos. E isso só depende de você. Ninguém fará isso por você. Se buscamos a performance, precisamos nos dedicar, deixar de ir a festas, dormir cedo, acordar cedo, cumprir a planilha…

O que vale mesmo, independente do resultado, da satisfação e do orgulho de cruzar a linha de chegada, é o nosso crescimento como atleta e como pessoa. Minha frase de cabaceira para tudo na vida é “dar menos que seu melhor é sacrificar um dom”.

  • 1760
  • 0
  • 0

359 Posts

Jornalista, pai e corredor. Vê a corrida como uma ferramente para fazer a vida fazer sentido. Não se preocupa em ser rápido, nem com a chegada. O que importa é o caminho...

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *