MLF.jpg

Fundada oficialmente em fevereiro de 2014, a MLF Assessoria Esportiva vem se consolidando ano a ano na cidade de Marília, interior paulista. Atualmente, Marcos Renatto Reis, o Alemão, gerencia três pólos de treinamento – dois em Marília e um em Garça.

Na verdade, nossos primeiros passos foram dados em 2008, quando criamos nossa escolinha de futsal. Em 2013 olhamos para a corrida de rua com o respeito que ela merece. Fizemos cursos, treinamento e especializações. Nessa mesma época oferecemos aos nossos alunos os serviços de personal training, treinamento funcional e HIIT, o treino intervalado de alta intensidade. Tudo muito simples, mas eficiente, para que o nosso foco fosse sempre o atleta”, conta Alemão, lembrando que já no início a MLF ofereceu vários horários, disponibilizou aplicativos e usou a criatividade para criar alternativas para aqueles que não gostam de academias ou lugares fechados.

Alemão conta que a corrida surgiu de forma individual para ele. Após anos dedicados ao futsal e depois aos estudos, o que o fez ganhar peso, a corrida surgiu, no início de 2013, como opção de treinamento aeróbio. Em fevereiro de 2014, Alemão decidiu que ia oferecer a outras pessoas o que havia sido bom para ele.

Era 18 de fevereiro de 2014 e, de início, surgiu apenas uma aluna, a Lilian. Em 45 dias ela completava sua primeira prova de 6K. Atualmente a MLF é especializada em corrida de rua, com profissional certificado pela metodologia VO2Pro. Também desenvolvemos trabalhos de fortalecimento, treinos funcionais e HIIT”, conta o treinador.

alemao_mlf.jpg
Marcos Renatto Reis, o Alemão

Alemão lembra que até meados de 2014 ainda não havia estudado a fundo os benefícios das planilhas individuais, seus princípios e sua elaboração. Ele conta que para montar sua planilha pessoal e as dos poucos alunos que tinha, juntava planilhas publicadas em revistas e sites. Foi quando resolveu estudar um pouco mais o tema. Desde então, o treinador fez vários cursos de especialização.

Em 2016, a MLF consolidou seu trabalho com o uso de planilhas personalizadas e passou a atender seus atletas de forma coletiva, com tendas montadas em dias específicos de treino. A adoção de um sistema de planilhas online possibilitou à MLF atender a atletas à distância.

Hoje, através das planilhas individuais online, atendemos atletas de outras cidades e de outros estados também. A corrida de rua vem crescendo muito e tem muito a crescer. Mas ao mesmo tempo em que aumenta o número de praticantes, cresce a exigência e a procura por serviços de qualidade”, afirma Alemão.

Como todo mercado em ebulição, a corrida de rua também atrai algumas polêmicas. Pipocas, caminhantes no mesmo percurso que os corredores, grupos de corrida… Alemão também tem sua visão sobre cada um destes temas:

Caminhantes e corredores muito lentos nas provas

Não vejo mal algum nisso. Aliás, 1Km para iniciantes é o mesmo 1Km para os experientes. O importante é se movimentar e praticar algum exercício físico. Ir contra o sedentarismo, que também vem aumentando no mundo”.

Grupos de corridas que ocupam o lugar de assessorias esportivas

Importante deixar isso bem claro: quando estes grupos têm um representante formado e capacitado, que oriente e exerça o papel de líder no grupo, excelente. Pessoas sem esta formação, aí estão sim tirando espaço de quem é profissional. E isso vale para qualquer profissão. Estas pessoas acabam passando planilhas de treinamentos a custo baixo ou até mesmo gratuitas. E quando uma pessoa machuca? Ele vai recorrer a quem? Agora, grupos que são apenas participativos, ok. O importante sempre é a saúde.”

Treinões de marcas esportivas que se posicionam como assessorias

Se possuem o profissional capacitado, não vejo mal algum. Mas não adianta a pessoa ter só experiência. Que método utiliza? Que garantia ele tem a oferecer as pessoas?”

  • 2812
  • 0
  • 0

359 Posts

Jornalista, pai e corredor. Vê a corrida como uma ferramente para fazer a vida fazer sentido. Não se preocupa em ser rápido, nem com a chegada. O que importa é o caminho...

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *