São Paulo (SP), 07/04/19 – Neste domingo (7), o queniano Kimani Pharis Irungu, que tem qualificação bronze no ranking IAAF, foi o vencedor da Maratona de São Paulo 2019 ao completar os 42 km em 2h18min32seg. A etíope Sifan Melaku Demise, que é atleta ouro no ranking, faturou a vitória no feminino, com o tempo de 2h35min03seg. Os dois atletas africanos fizeram suas estreias na disputa da Maratona de São Paulo, com um grande resultado, e pretendem voltar em 2020, mesmo tendo sentido um pouco as fortes subidas do percurso.

Uma prova com ritmo intenso e puxado, e que contou com diversas subidas que exigiram bastante dos atletas, além de novidades no percurso, em razão da mudanças solicitadas pelos órgão públicos, de um dia abafado e com alta umidade, um pouco de garoa na largada e chegada e que terminou com o pódio totalmente dominado pelos estrangeiros, tanto no masculino, como no feminino. Assim pode ser resumida a 25ª edição da Maratona Internacional de São Paulo.

Kimani e Sifan estavam entre os estrangeiros de elite do ranking ouro, prata e bronze. Vale destacar que a prova também foi seletiva para o “Abbott World Marathon Majors Wanda Age Group World Rankings”. A disputa contou com a presença de corredores de alto desempenho técnico, e representantes de nove países: Brasil, Eritréia, Tanzânia, Quênia, Servia, Uganda, Marrocos, Peru e Etiópia.

O queniano de 35 anos, estreante na Maratona de São Paulo, usou a estratégia de se poupar no começo, para depois tentar puxar um ritmo mais forte. Um pelotão com cerca de seis atletas começou a abrir distância do segundo grupo e ditou o ritmo da prova. Kimani estava entre eles, além do compatriota David Kiprono (que ficou em segundo) e do etíope Feleke Darsema (que chegou em terceiro). Os três vieram juntos até quase o fim da prova. Já na chegada ao Ibirapuera, Kimani forçou mais e abriu uma pequena vantagem, para cruzar em primeiro.

“Foi uma prova difícil. Com subidas muito fortes e adversários de alto nível, tanto que viemos juntos o tempo todo, sempre revezando na liderança. Além das subidas, também senti um pouco o clima úmido, mais do que estou acostumado. A maior dificuldade mesmo foi nos trechos íngremes, que exigiram muito da gente. Estou feliz. É um grande resultado, ainda mais porque é minha estreia na prova”, comemorou o vencedor.

Aos 19 anos, Sifan Melaku Demise também fez sua primeira participação na Maratona de São Paulo. Ao contrário da prova masculina, a jovem ditou um ritmo mais forte no começo, e depois que abriu vantagem para as concorrentes, na metade da prova, passou a administrar a disputa. Cruzou a linha de chegada sozinha, e com uma vantagem superior a dois minutos para a segunda colocada, a queniana Salome Jerono Biwo. Genet Getaneh Wendimagegnehu, outra atleta da Etiópia, ficou em terceiro. A etíope Sifan não conhecia o percurso, e ressaltou que as subidas foram os pontos mais difíceis.

“Foi uma prova dura. Senti bastante as fortes subidas, onde me poupei mais. Mas quando consegui abrir uma vantagem para minhas concorrentes, passei a administrar, até para cansar menos e me poupar um pouco. Foi uma disputa cansativa, mas estou muito feliz com essa minha primeira vitória aqui em São Paulo”, contou a jovem.

Na Meia Maratona, casal vencedor é unido pelas corridas

Na disputa da Meia Maratona, com distância de 21 km, o casal Leonardo Santana de Olinda e Alice Yuri Lima Fonseca comemorou a vitória em dose dupla. Os dois namoram há quatro anos e, sempre que podem, participam juntos das provas. O gosto pelo atletismo e a busca pelos mesmos objetivos acabam unindo ainda mais o casal. Neste domingo puderam comemorar mais um grande resultado, a vitória dele no masculino e dela no feminino na disputa da Meia Maratona, (distância de 21 km).

Resultados 2019 / Maratona 42 km (cinco primeiros):

 

Masculino

1) Kimani Pharis Irungu (QUE), 2h18min32seg

2) David Kiprono Metto (QUE) 2h18min38seg

3) Feleke Darsema Tulu (ETH), 2h19min01seg

4) Kiplimo Stephen (QUE), 2h19min32seg

5) Pietro Mamu Shaku (ERI), 2h19min33seg

 

Feminino

1) Sifan Melaku Demise (ETH), 2h35min03seg

2) Salome Jerono Biwot (QUE), 2h37min32seg

3) Genet Getaneh Wendimagegnehu (ETH), 2h37min55seg

4) Faith Jeruto Chemaoi (QUE), 2h40min43seg

5) Gadise Mulu Demissie (ETH), 2h40min53seg

 

Meia Maratona 21 km (cinco primeiros):

 

Masculino

1) Leonardo Santana de Olinda (BRA), 1h14min25seg

2) Ronielson Tenorio da Silva (BRA), 1h14min55seg

3) João Roberto Oliveira da Silva (BRA), 1h15min23seg

4) Fabio Cintra Mora (BRA), 1h16min10seg

5) Fabricio Vieira Pereira (BRA), 1h17min07seg

 

Feminino

1) Alice Yuri Lima Fonseca (BRA), 1h31min35seg

2) Silmara Izidora Modesto (BRA), 1h34min22seg

3) Ana Luiz dos Anjos Gracez (BRA), 1h37min49seg

4) Marcia dos Santos Possari (BRA), 1h38min36seg

5) Fabia Monique (BRA), 1h38min26seg

  • 2164
  • 0
  • 0

352 Posts

Jornalista, pai e corredor. Vê a corrida como uma ferramente para fazer a vida fazer sentido. Não se preocupa em ser rápido, nem com a chegada. O que importa é o caminho...

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *