WhatsApp Image 2018-09-08 at 10.10.13

Às vezes ela chega na gente assim meio de repente. Vem flertando, como quem não quer nada muito sério. Mas quando você é receptivo e dá a ela ao menos uma chance, por menor que seja, a corrida toma conta da sua vida e muda muita coisa nela. Você nunca mais será o mesmo. Você até parar por um tempo, tentar sair dela, mas ela não sai mais de você. Foi mais ou menos assim com o advogado Victor Saraiva, de 39 anos, morador de Natal-RN. A obesidade não o deixava ver a corrida como algo possível, até que ele encontrou a Go Runners e decidiu arriscar. A intensão era conseguir correr um quilômetro sem parar – isso mesmo, não digitamos errado -, mas como todo bom namoro, a coisa evoluiu e… Confira!

Quando e como a corrida entrou em sua vida?

A corrida me chegou por acaso, em janeiro de 2013, pois nunca me imaginei correndo. Sempre sofri com a obesidade e isso de certo modo me limitava a ver a corrida como um meio de prática esportiva viável para mim.

Na época, praticava caminhadas em determinada localidade onde se concentram algumas assessorias de corrida e, por indicação de uma pessoa conhecida, decidi procurar o Prof. Fabiano Pezzi, da Escola de Corrida Go Runners. E assim fui apresentado ao mundo da corrida. No início, a minha pretensão era tão somente conseguir correr um quilômetro sem parar.

Como foi sua evolução até agora?

Olha, foi excelente! Eu saí do zero e hoje, em cinco ocasiões, já consegui percorrer meias-maratonas. Então, para quem ‘sonhava’ conseguir correr um quilômetro sem parar, chegar onde cheguei é bastante significativo, realizador e gratificante.

WhatsApp Image 2018-09-08 at 09.56.11Acha que a assessoria é essencial para manter a motivação lá em cima?

Olhe, treinar sem assessoria é como se garimpar um diamante e não ter como lapidá-lo, porque se tem a matéria prima, que é você mesmo, mas não se tem como aprimorá-la. Com isso, quero dizer que pela assessoria se sabe como fazer o treino e os motivos pelos quais eles são realizados da forma prescrita. Desse modo, não há dúvidas de que a vontade, o querer fazer as coisas deve partir primeiro da própria pessoa, mas a assessoria tem sua relevância porque é de onde vem as orientações e o planejamento para se executar os treinos e assim se alcançar a meta pretendida com mais qualidade, de modo mais seguro à integridade física.

Então quando vemos os resultados aparecendo e que tudo aquilo que foi feito tinha fundamento, aí naturalmente se quer ir mais à frente.

Além disso, ao treinar em assessoria, tenho o contato direto com outros colegas que possuem belíssimas histórias de vida junto à corrida e isso é muito inspirador.

Mira alguma prova especial? Qual o seu sonho nas corridas?

Sem dúvidas. Para quem conseguiu fazer meia-maratona, a maratona é a meta. E esse é o meu sonho. Percorrer os 42,195 Km.

Já iniciei um “Projeto Maratona”, mas precisei engavetá-lo. Hoje, resolvi tirá-lo da gaveta, mas ele ainda está numa fase embrionária. Quem sabe em 2019!

WhatsApp Image 2018-09-08 at 09.56.11 (1)Encontra alguma dificuldade para conciliar treinos, família e trabalho?

Absolutamente! Como em tudo na vida, se houver planejamento, a corrida e seus treinos se adequam perfeitamente ao cotidiano profissional e pessoal, até porque é possível treinar em horários diversos de modo a não se comprometer a agenda.

Como a corrida interfere na sua vida? Ânimo, força, disposição…

O verbo ‘correr’ significa imprimir grande velocidade ao deslocamento do corpo, pelo contato rápido dos pés com o solo, contudo, correr não se trata apenas desse deambular de modo rápido.

A corrida me ensinou que sou capaz de realizar aquilo que penso, que quero fazer, sendo necessário para tanto ter constância, disciplina e paciência para esperar os resultados. E não obstante a melhora da minha forma física, da minha qualidade de vida, a corrida me deu autoconfiança, me fez perder o medo de correr riscos.

O treino de corrida, mais especificamente, já me serviu de divã, de agenda para preparar o dia seguinte, de um momento de oração onde após um dia cheio tive o meu contato mais aproximado com Deus. Foi onde fiz planos e os desfiz. Foi por onde eu despertei do sono letárgico do sedentarismo. Foi por onde eu enxerguei que mesmo esgotado, é possível ir além.

Victor Saraiva é atleta Go Runners e usa o aplicativo SisRUN para receber e cumprir sua planbilha de treinos

 

Compartilhar:

Escreva uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *