Victor Geovani, Carla Santana e Run Time Assessoria de Corrida! Duas pessoas e uma empresa que carregam uma história de perseverança. Carla é graduada em Educação Física e especialista em atividade física e saúde. Victor, é graduado e mestrando em educação física, especializado em Fisiologia do Exercício. E é ele que conta um pouquinho dessa história que se desenrola em Teresina-PI. Confira!

Victor e Carla

A Run Time começou a ser idealizada em meados de julho de 2018. Nós já trabalhávamos com corrida de rua em 2015, onde, ainda na graduação, começamos a estagiar em uma assessoria esportiva. De lá para cá fizemos cursos, formações e aperfeiçoamos a nossa forma de trabalhar e de enxergar a corrida.

De 2015 a 2018, fomos funcionários dessa assessoria esportiva, até que em meados de julho de 2019, decidimos sair e montar a nossa própria assessoria de corrida. Ainda sem experiência de gestão, de negócios e de finanças. Mesmo assim, com a cara e com a coragem, iniciamos.

Um grupo de três alunos propôs uma sociedade para nos auxiliar na administração, no controle financeiro e no marketing da assessoria. Até que em 9 de setembro de 2018 inauguramos a Run Time Assessoria Esportiva. Alguns alunos que se identificaram com nossa forma de trabalhar, com o profissionalismo e amizade, que treinavam conosco já na outra assessoria, também saíram de lá e vieram se juntar a nós.

Quando iniciamos, tínhamos uns 10 alunos, entre uns que vieram conosco e alguns novos integrantes. Carla trabalhava de forma presencial na assessoria em Teresina e eu, de forma online de São Luís, pois estava cursando o mestrado durante todo o ano de 2018.

Para encurtar a história, que parece coisa de novela e é muuuuuuito longa. Em meados de dezembro de 2019, descobrimos que dois daqueles alunos que resolveram nos apoiar na abertura da assessoria estavam sabotando a assessoria e se aproveitando do nosso trabalho para usufruir do dinheiro que entrava na assessoria (estelionatários).

Conseguimos, com a graça de Deus, nos livrar desses dois e restou uma outra aluna, que também caiu na lábia dos dois “indivíduos”, mas que resolveu ficar conosco para dar suporte de logística. Afinal, o material da assessoria (tenda, cadeiras, mesas, colchonetes, água) era ela que transportava no seu carro. Carla e eu, universitários, andávamos de ônibus, não tínhamos como transportar o material.

Em janeiro de 2020, essa pessoa que nos dava um apoio logístico resolveu sair por motivos particulares. A partir do dia 13/01/2020 nos vimos sozinhos, com nossa própria assessoria, já com uns 35 alunos, com materiais agora para transportar de Uber. Como Deus é bom, sempre tivemos medo de montar nosso próprio negócio, mas Ele fez com que isso acontecesse e com um baita aprendizado.

A partir daí, resolvemos que teríamos que comprar um carro para transportar nosso material de trabalho (um carro não para luxar, mas para trabalhar). Ficamos de 13 de janeiro até o 14 de fevereiro procurando um carro, enquanto isso, estávamos indo trabalhar normalmente na assessoria, transportando todo nosso material de Uber. Até que, mais uma vez, Deus nos abençoa e a compra do nosso carro dá certo.

Após um mês de muita luta e angústia, pensando se o negócio realmente iria para frente ou não, em meio a tantas dificuldades. A partir de 14 de fevereiro começamos a ir trabalhar de carro, felizes da vida. Até que em 18 de março estoura a pandemia global do CORONAVÍRUS. Tivemos que parar nossas atividades na assessoria. Imagina, recém empresários novatos, já chegando no mercado e encarando uma pandemia. Ficamos com atividades de forma online de março a julho.

Alguns alunos saíram ou trancaram o plano na assessoria, pois não fazia sentindo continuar pagando sem treinar. Outros, mesmo sem treinar ou treinando de forma online, resolveram continuar pagando a mensalidade normalmente, pois sabiam que a nossa fonte de renda era a assessoria. O número de alunos reduziu em mais da metade, de 40 alunos que já tínhamos, apenas uns 15 ficaram treinando de forma online ou pagando a mensalidade normalmente.

Com tudo isso, aproveitamos a pandemia para mudar nosso mindset, estudar sobre empreendedorismo, sobre marketing digital e começamos a postar conteúdos no instagram, para conseguir educar nossa audiência sobre o quão grandiosa a corrida de rua pode ser na vida das pessoas.
Em 27 de Julho de 2020, retomamos nossas atividades presenciais, após liberação das autoridades municipais. Em agosto já estávamos com mais de 30 alunos novamente e a partir daí foi a nossa assessoria.

Aqui em Teresina temos uma avenida bem movimentada, a Raul Lopes, que é usada para o pessoal se exercitar (caminhada, corrida e bike). Nossos treinos eram realizados lá. Tínhamos apenas uma mesa, uma térmica para água e uns bancos. Depois fomos nos estruturando e conseguindo mais materiais. A nossa primeira prova oficial como RUN TIME foi a Track and Field Run Series, no Teresina Shopping, em 25 de agosto. Alguns de nossos alunos fizeram sua primeira meia maratona. Então foi bem especial e recheada de emoções.

Atualmente, e é o que pretendemos, focamos apenas em corrida de rua. Temos um objetivo, que nos tornarmos referência regional, estadual e nacional em corrida de rua. Mostrar para as pessoas o quão transformadora é a corrida e como correr pode mudar suas vidas. Não temos planos, pelo menos por enquanto, de agregar outras modalidades.

Graças a Deus, crescemos de forma constante e regular desde de que retornamos as atividades presenciais em julho de 2020. Mês após mês, os alunos vão entrando, gostando e ficando. Muitos vem por indicação dos já alunos, outros através das mídias sociais.

O período de pandemia foi muito duro. Uma baixa de mais de 50% do número de alunos e, consequentemente, da receita. Porém, conseguimos usar esse tempo para aprender sobre negócios, empreendedorismo, finanças, para poder gerenciar melhor a assessoria. Alguns alunos continuaram a treinar em casa, com isso aderimos a proposta de treinos funcionais online. Ficamos por algum período com essas atividades. Depois criamos também algumas atividades para descontrair: bingo online, bate papo corrida&café, palestras onlines, lives.  Com isso, desenvolvemos muitos conhecimentos e insights para trabalhar durante o período.

O trabalho devolve! Percebemos que, o quão é importante você trabalhar com amor, dedicação e compromisso com seus alunos. E isso é retribuído nas indicações, nos feedbacks, nas mensagens de carinho. Além de todo o conhecimento que adquirimos. Isso vamos levar de base para crescer e expandir nosso negócio mais e mais, levando essa mensagem de transformação através da corrida para mais e mais pessoas.

234 Posts

Jornalista, pai e corredor. Vê a corrida como uma ferramente para fazer a vida fazer sentido. Não se preocupa em ser rápido, nem com a chegada. O que importa é o caminho...

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *