Vanessa Almeida é autora de livros didáticos de matemática! Tem 36 anos e mora em Cachoeiro de Itapemirim-ES, onde treina seguindo planilha da CRrunners Brasil. Vanessa é uma prova viva de que a corrida só soma coisas boas na vida de quem decide praticá-la. E não são raras as vezes em que além de somar, a corrida cura! Confira!

´´Correr cura! 🏃‍♀️

Quando comecei a correr, não foi por busca de resultados, saúde ou satisfação. Comecei a correr pensando no efeito estético que o esporte poderia trazer ao meu corpo. Mas eu vou confessar uma coisa, a corrida me trouxe muito mais e o resultado foi até melhor do que eu esperava.

Além de ter tido a melhora física, fui desenvolvendo muitos outros benefícios: mais saúde, disposição, alegria, energia, coragem, autoestima… melhoras na respiração, memória, humor, …  Eita esporte danado de bão!

Você começa sem pretensão e quando vê já está competindo consigo mesmo. Se desafiando dia após dia. Mas, por que a corrida cura? Porque ela organiza você por dentro, acredite! Mente, corpo, tudo se encaixa e passa a funcionar da forma mais perfeita.

É um processo tão químico, quanto físico no seu corpo. E por isso ela é a cura para tantos males e feridas. Eu entrei para a CR Runners em 2018 e foi com ela que aprendi e me desenvolvi tanto na corrida. O professor Cristiano e os colegas eram fundamentais na minha evolução. A família toda me fazia um bem danado. Sou muito grata por isso!!!

Mas…. infelizmente, há mais ou menos três anos, muitas mudanças foram acontecendo em minha vida e estas me fizeram desenvolver crises de ansiedade e pânico. Cheguei ao ponto de não conseguir sair de casa e deixei de praticar esse esporte que tanto amo. 😓

Foi quando, ao final de 2022, coloquei o propósito de voltar a correr, sem grande pretensão. Apenas voltar a me movimentar. Adquiri uma esteira, procurei o professor Cristiano, pedi a ele uma planilha de iniciante (e tudo bem começar do zero, afinal, o que importava naquele momento era eu conseguir voltar a correr e sair nas ruas).

No início foi dificil, eu tentava fazer todos os treinos na esteira (era horrível), mas era o que eu conseguia no momento. Aos poucos, a grande “magia” da corrida acontecia: bendita endorfina! Ao final de cada treino eu ficava com mais vontade de correr e me movimentar. Eu cheguei ao ponto de, para ter coragem de sair de casa, corria 40 minutos na esteira antes. Acreditem, a corrida cura!

Em menos de dois meses eu já estava de volta às ruas! Foi quando me inscrevi em uma prova (o Circuito das Estações aqui da minha cidade). De cara, já eram 8 Km para fazer!🙈

Pois bem, o professor Criatiano foi me dando suporte, mesmo de longe, acompanhando meus treinos, fazendo as planilhas para eu conquistar o objetivo, que era apenas sair de casa e cumprir a prova.

Domingo, 02 de abril de 2023! Lá estava eu, com as mãos suando frio, coração a mil, um milhão de dores de barriga. Confesso que nunca tinha sentido isso em outras corridas. Mas essa, essa era diferente. Era a superação da ansiedade, das crises de pânico. Era a superação de muita coisa que ficou lá atrás.

Pensei em voltar pra casa mais umas dez mil vezes 🙈, mas me mantive firme ali na concentração. Dada a largada! O primeiro km parecia que ia morrer (😁). No segundo já comecei a estabilizar, terceiro, quarto, faltou aquela energia (tomei o gel que o profe falou), quinto, sexto e sétimo, eu parecia uma criança brincando de correr! Sorria pra todo mundo! 🙃😁.

Quando veio o oitavo Km, uma galera gritando (eu só lembrava dos meus companheiros da CR). Apertei o passo e foi aquele tiro de chegada! 🤩

Lá estava o Renan ❤ me esperando, comemorando junto comigo a maior das minhas conquistas na corrida! Foi emocionante demais! 🥰

A corrida cura!

Se sentiu triste, corra e vai voltar feliz.

Se sentiu cansado, corra e vai voltar mais disposto (inacreditável).

Sentiu medo, tenta correr, dá alguns passos, você vai voltar encorajado.

Está estressado, corra também, vai voltar calmo e tranquilo.

Corra, cure-se! ❤

409 Posts

Jornalista, pai e corredor. Vê a corrida como uma ferramente para fazer a vida fazer sentido. Não se preocupa em ser rápido, nem com a chegada. O que importa é o caminho...

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *