De uma academia em Londrina – ainda como estudante de Educação Física -, em 2001, para o treinamento de triathlon no Japão, através da Assessoria TriForFun Japan, desde 2012. Assim o triatleta brasileiro Cosme Monteiro leva seu conhecimento para a terra do sol nascente, onde vem atraindo cada vez mais pessoas para o treinamento do triathlon. Confira!

Cosme Monteiro

“Em 2001, cursava Educação Física e comecei a trabalhar em uma academia em Londrina. Na época eu já praticava triathlon e alguns alunos da academia mostraram interesse em iniciar na modalidade.

Em 2012 vim morar no Japão, mas como não tinha um lugar fixo para trabalhar na área de educação física, passei a trabalhar via internet, enviando planilhas para alunos de várias localidades aqui do Japão! Planilhas de corrida e também de triathlon.

Sobre as provas, representei o Brasil no campeonato mundial de Duathlon olímpico na Suíça, fiz vários 70.3 Ironman e 6 Ironman full distance.

Tudo avançou e hoje o nosso foco é o triathlon, mas temos alunos que só correm.  Em 2022 vamos com uma equipe de seis atletas para o Ironman Nova Zelândia.

Durante a pandemia, houve períodos em que as piscinas ficaram fechadas e os alunos não conseguem nadar. E as academias também! Nesse tempo, passamos sequências de fortalecimento para serem feitas em casa. Aqui no Japão, continuamos treinando na rua, isso não foi proibido. Então não mudou muita coisa.

A TriForFun Japan cresce aos poucos. Muitas pessoas se assustam ao ver que oferecemos treinamento de triathlon, que precisam de muito tempo para treinar. Como uma boa conversa explicamos que o nosso trabalho é em cima do tempo que a pessoa tem pra treinar. Respeitando a individualidade de cada um e cada rotina. E assim, a cada dia mais pessoas estão se permitindo experimentar essa modalidade!

  • 1774
  • 0
  • 0

353 Posts

Jornalista, pai e corredor. Vê a corrida como uma ferramente para fazer a vida fazer sentido. Não se preocupa em ser rápido, nem com a chegada. O que importa é o caminho...

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *