O artesão Thiago Rafhael Borges, de 35 anos, mora em São Francisco do Sul-SC. Comecei a correr para acompanhar a esposa, que já corria, nos treinos noturnos.  Não imaginava a transformação que estava por vir. Confira!

“Comecei a correr em 2018. Naquele ano minha esposa treinava em uma assessoria e eu levava ao treino e ficava olhando, sem a menor pretensão de correr também. Nem passava pela minha cabeça correr! Até que um dia minha esposa precisou aumentar o volume de treinos e era preciso sair parar correr à noite. Como eu não queria que ela fosse correr sozinha, me aventurei e fui! Mas era extremamente difícil conciliar o movimento e a respiração. Eu não tinha treinador e só fazia exercícios de musculação para emagrecimento.
 
Então surgiu Studio Vida Ativa, onde ingressei com funcional para corrida e planilha pelo SisRun. Fui aumentando gradativamente a distância nos treinos, até que chegou minha primeira corrida de 5K, a “Mexa-se pela vida”, do Colégio Adventista de Joinville- SC. Foi desafiador, já que ainda não havia corrida aquela distância sem parar. Mas numa prova tudo é mágico e a corrida fluiu. Completei em 35 minutos, sem uma parada sequer.
 
Ao passar pela linha de chegada me senti outra pessoa e ali vi que não podia parar! Me dediquei aos treinos e algum tempo depois fiz meus primeiros 10K em Florianópolis. No final de 2019, já correndo provas de 10K, resolvi fazer a “Mexa-se pela vida” novamente para baixar meu tempo. Em relação ao ano anterior baixei nove minutos o meu tempo. Era só felicidade!
 
Aqui em São Francisco do Sul temos a “Volta a Ilha São Chico”. Fiz treinos específicos em trilha e gostei muito do trail. Corri a Super Eco Race, com suas trilhas, areia e dunas. Mas minha paixão é correr no asfalto. Ainda não sou um velocista, mas para quem começou com pace de 8min/km e hoje está na casa dos 5:15…
 
A corrida faz eu me sentir vivo. Larguei remédios contínuos para hipertensão e ansiedade, com uma melhora significativa a cada dia. Com alimentação saudável e a prática correta dos exercícios ministrados pela minha Coach Aline Beatriz, estou em busca dos 21K. Algo muito esperado por mim e que vai ser uma vitória pessoal.
 
Há algum tempo eu era sedentário. Sequer caminhava e pesava 127 quilos. Hoje estou peto de baixar dos 90 quilos. Resultado de muita dedicação e do incentivo de minha esposa. Juntos somos adeptos da LowCarb e do jejum intermitente. Foram dias difíceis no começo, mas quando temos uma meta não desistimos. Segui em frente dia a dia!
 
Minha meta atual é correr uma meia maratona, para depois partir em busca da maratona. E minha meta de sempre é nunca desistir e viver o resto da minha vida correndo!
 
O SisRun é uma ferramenta muito útil. Abro o app e nele estão todos os meus treinos. Tudo organizado! Meu histórico, minha evolução. Nem mesmo nessa pandemia deixei de receber meus treinos para fazer em casa e acompanhar os feedbacks da minha coach”.

  • 1582
  • 0
  • 1

355 Posts

Jornalista, pai e corredor. Vê a corrida como uma ferramente para fazer a vida fazer sentido. Não se preocupa em ser rápido, nem com a chegada. O que importa é o caminho...

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *