leandro sagres

A história da Sagres Running Team começou em 2006, quando Leandro Sagres concluiu o curso de Educação Física. Depois veio a pós-graduação em treinamento desportivo. A primeira experiência na área, em um clube da capital paulista, foi exatamente a que ajudou a moldar o seu perfil de atendimento.

“Minha jornada começou trabalhando na parte administrativa de um conceituado clube esportivo em São Paulo, às margens do Rio Tietê. A convivência com educadores físicos e treinadores de modalidades esportivas foi me seduzindo e despertando o meu desejo em incentivar as pessoas a praticarem atividade física sob a minha orientação. Dali naveguei pelo voleibol, pela musculação e pela escola de esportes. Mas o que realmente me encantava era o atletismo. Pace, skipping, ritmo, tiros e fartlek e tudo o mais que envolve o treinamento me conectava cada dia mais com a corrida”, conta Leandro.

Mas o trabalho de treinamento de corrida, de fato, começou de forma, digamos, pouco comum. Enquanto a maioria das assessorias esportivas optam por tendas em espaços públicos, Leandro foi dar aulas em um condomínio, a convite de uma das sócias do clube.

“Isso foi em 2008. Como resultado do bom trabalho, ela me apresentou ao síndico. Acertamos tudo e a assessoria começou de fato dentro do Residencial Vida e Alegria. Nossa responsabilidade era cuidar do atendimento de todos os moradores que frequentavam a pequena sala de musculação do prédio. Como eu era responsável por um dos períodos, sempre associava o trabalho de fortalecimento muscular com a corrida. Mesmo que na esteira. Os alunos tinham planilhas individuais de treino cárdio, que eu elaborava com muito carinho. Há 10 anos o mercado de corridas de rua ainda não tinha estourado. Então levamos nossos alunos para provas de 5 e 10K no Ibirapuera e no Pacaembú uma vez a cada dois meses. Eles adoravam!”, conta o treinador, que aos poucos foi conquistando os moradores, que além de o requisitarem para o trabalho de personal, ainda o indicavam aos amigos. Assim, os plantões na sala de musculação do condomínio tornaram-se cada vez mais raros.

Apaixonado pelo treinamento desportivo, Leandro Sagres ainda cultiva o amor pela prática esportiva. Da corrida essencialmente. Apesar do volume e trabalho e dedicação a cada um de seus alunos, o treinador faz questão de praticar o que ensina.

“Minha grande paixão é a corrida de rua. Coleciono centenas de medalhas de 10, 15 e 21K, além de duas maratonas. Pelo menos uma vez por mês, corro ao lado dos meus alunos em provas oficiais. É neste momento que temos a oportunidade de reunir todo o grupo com suas famílias, tornando a corrida um evento mais que especial”, conta o treinador.

Com o tempo, Leandro percebeu a necessidade de criar uma base de apoio para a Sagres Running Team, que apesar do foco na corrida, também promove a saúde e o bem-estar através do treinamento funcional. Leandro e sua esposa, Maísa, estudante de Educação Física estão à frente das aulas.

“Cada dia mais pessoas procuram atividades esportivas fora das academias ou de salas de musculação. E a nossa missão é usar a corrida e nossa experiência no treinamento esportivo para explorar os movimentos e os gestos da máquina humana. Sempre contando com o suporte da minha esposa, ela é o meu braço direito. E minha perna também”, afirma Leandro, que gerencia as planilhas individualizadas através do SisRUN, proporcionando mais agilidade e comodidade aos alunos.

  • 2734
  • 0
  • 0

359 Posts

Jornalista, pai e corredor. Vê a corrida como uma ferramente para fazer a vida fazer sentido. Não se preocupa em ser rápido, nem com a chegada. O que importa é o caminho...

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *