nira1A história da economista Nira Guzzo, de Natal-RN, é daquelas dignas de serem contadas e guardadas na nossa mente para serem usadas sempre que precisarmos de inspiração ou motivação. Aos 50 anos, a atleta da Go Runners correu no Rio sua primeira meia maratona. Correu por ela e pelo irmão… Confira!

“A corrida entrou em minha vida quando perdi meu querido irmão. Ele faleceu faltando 150 metros para cruzar a linha de chegada na Meia Maratona de Natal, em setembro de 2014. Em novembro desse mesmo ano houve a primeira Meia Maratona do Sol, em Natal. Decidi que iria participar correndo os 5k só para distrair e espantar a tristeza. Corri sem treinamento algum e, exausta, consegui concluir a prova.

Naquele momento decidi que participaria anualmente desse evento e conclui, de novo sem treinamento, as provas em 2015 e 2016. Exausta e ofegante! Não era corredora de rua, pois corria apenas uma vez por ano. Mas em 2017 decidi que iria procurar uma assessoria para ter a corrida como treino aeróbio. Em 1º de junho de 2017 comecei a treinar com a Go Runners e pouco tempo depois descobri na corrida minha melhor forma de terapia.

niraNunca tinha pensado em correr uma meia maratona, mas entrei na Go exatamente no período em que muitos estavam treinando para a Meia do Rio. O clima nos treinos era de muita euforia, ansiedade e muita alegria…não deu outra…me contagiou! Em dezembro de 2017 fiz minha primeira corrida acima dos 10k, a belíssima Ginga com Tapioca, de 16k. Aí fui evoluindo e a evolução foi muito prazerosa. 

A partir do momento em que decidi que faria a Meia do Rio em 2018, teria oito meses para me preparar. Isso, para mim, parecia pouco tempo. E o meu objetivo era cruzar a linha de chegada bem…e feliz! Conversei com Fabiano Pezzi, nosso treinador, me dediquei aos treinos, realizei exames para checar a saúde, procurei acompanhamento de uma nutricionista e segui as orientações.

Foi uma jornada de foco nos treinos, cuidado com a saúde e alimentação, boas energias e também muita ansiedade! Além da alegria dos meus amigos corredores, havia outra coisa que me motivava a treinar para essa corrida…pode até parecer meio louco, mas eu queria realizar essa prova e concluí-la, por mim e pelo meu irmão…eu precisava! A minha maior dificuldade foi dizer à família que havia me inscrito para 21k, por que além de ter perdido um irmão participando de uma meia maratona, perdi também um primo, que teve morte súbita nos Jogos Norte-Nordeste da Polícia Rodoviária Federal, em outubro de 2017. Esse histórico familiar era motivo de grande preocupação para a família e principalmente para meu marido.

Não foi fácil, mas acredito que ele viu minha dedicação, entendeu meus motivos e com a proximidade do evento me deu força, não esquecendo de pedir para que eu respeitasse os meus limites! E assim, com as boas vibrações dos amigos e da família, especialmente minha mãe, que, mesmo tendo perdido um filho, me incentivou e me encorajou nesse sonho, eu fui. Ansiosa, mas confiante!

Chegando ao Rio tudo foi melhorando, apesar do frio na barriga. Aa cidade estava literalmente maravilhosa! O nosso treino no dia anterior à corrida, as palavras do Fabiano, a força dos amigos e o belíssimo visual foram de muita importância! E a prova…ah, que prova! O visual, o clima, os corredores, a estrutura e a maravilhosa torcida dos anônimos. Indescritível, inesquecível, é mágico! A Meia do Rio foi tão especial que já está na minha agenda de 2019!

Desejo continuar me dedicando aos treinos na Go Runners e cuidando da saúde e da alimentação de forma equilibrada para correr duas meias por ano. Quem sabe conseguir manter e/ou melhorar o meu desempenho nas próximas provas. Não tenho dificuldade para treinar! Treino três vezes por semana às 6h da manhã e isso já ajuda bastante, pois trabalho às 9h e meu marido me ajuda muito com as crianças. São dois filhos, de 7 e 11 anos. Para mim difícil é não treinar!

nira2

E a Go Runners… Foi através dela, começando pelo pronto atendimento do Fabiano quando eu procurava através de sites uma assessoria, que tudo começou! Lembro que entrei em contato com três assessorias e o Fabiano foi o primeiro a responder. A atenção que a Go Runners dá aos seus alunos é especial! O profissionalismo e a forma com que somos orientados e encorajados, respeitando os limites e as necessidades de cada um, é ímpar! Temos também um social mensal onde nos confraternizamos e muitas vezes compartilhamos nossas histórias! Nunca havia imaginado que correria uma Meia Maratona e exatamente no dia em que fiz um ano na Go, comemorei participando da Meia do Rio! Estou muito feliz com a minha escolha! Não é à toa que costumamos chamar Família Go Runners!

A Go Runners utiliza o SisRUN para gestão de suas atividades e produção e envio de planilhas online

Compartilhar:

2 thoughts on “Nira Guzzo e a Meia Maratona do Rio: não é só corrida”

  1. Parabéns Nira! A sua história é linda, mas também se percebe que a corrida está no seu sangue. A corrida ia fazer parte da sua vida a qualquer momento. A vida te proporcionou perdas irreparáveis pra que você descobrisse a vontade e a alegria incomparável, que é correr e participar de corridas.
    É isso aí, mais uma vencedora na família Go Runners.
    Go Ahead!!

  2. Niraaaa!!! Que orgulho amiga, você sempre mostrou a pessoa guerreira, competente e determinada que é!!! Muita saudade!!! Beijão Marília

Escreva uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *