frank silvestrin3

Frank Silvestrin é uma referência do triathlon nacional. Quase 20 anos como triatleta profissional e também treinador há mais de 10 anos, 2017 marcou uma mudança em sua vida profissional. Especialmente como treinador. Depois de 10 anos de sociedade em uma assessoria esportiva, Frank Silvestrin fundou, em outubro, a FS High Performance Team, que já começou grande, com mais de 60 atletas de triathlon, corrida e ciclismo.

“Estava pronto para começar minha carreira solo de treinador. A FS Team foi um passo natural do meu envolvimento com o triathlon em quase duas décadas”, explica Silvestrin, que começou em provas curtas, conquistou campeonatos regionais, fez provas do circuito nacional e também internacional (ITU). Como atleta, foi campeão mundial de duathlon e passou uma temporada competindo fora do Brasil. Na volta, investiu em provas na distância olímpica e na carreira de treinador. Na sequência vieram as provas longas, como o ironman.

A iniciação de Silvestrin no esporte, já adulto, foi no triathlon, e a facilidade na corrida, que teve uma rápida evolução o levou a investir em provas de duathlon durante algum tempo. O triathlon também era o seu foco como treinador, em 2007, no Rio Grande do Sul.

“Fomos pioneiros no treinamento de triathlon no Rio Grande do Sul, embora também atendêssemos os corredores. O pioneirismo valeu à pena por que nos tornamos uma das maiores e mais fortes equipes de triathlon do estado”, conta o treinador-atleta, que adotou na FS Team o SisRUN, sistema de planilhas online e gestão de assessorias esportivas.

Silvestrin conta que, embora já atuasse como treinador há mais de 10 anos, quando saiu da antiga equipe e anunciou a FS Team, em outubro de 2017, sentiu algo especial. Uma mistura de novidade com algo já consolidado.

“Era um novo olhar sobre o velho, digamos assim. Me senti renovado, motivado e ansioso, como se estivesse começando como coach. Inaugurei a equipe com mais de 60 atletas de várias cidades do Rio Grande do Sul. Muitos oriundos do trabalho que eu já realizava. A ideia é crescer mais, mas de modo controlado. Com cuidado para não perdermos o nosso maior diferencial, que é o atendimento personalizado. Minha relação com cada atleta não se resume a uma planilha. Lembro que logo na sequência ao anúncio da criação da assessoria, tivemos uma prova e muitos atletas meus subiram ao pódio. Foi um início que deu motivação a todos”.

frank silvestrin

Atento às peculiaridades do mercado de treinamento desportivo, Frank Silvestrin, garante que, apesar de estar associada ao triathlon e ao endurance, a FS Team também atua com excelência no treinamento específico de corrida. No entanto, acredita que o mercado caminha para a especialização do treinamento.

“Participamos de provas de corrida de rua e apoiamos esta atividade, mas desde que tudo seja planejado e esteja dentro da periodização do treinamento, que visa a objetivo maiores. Mas eu acredito que quem trabalha com isso vai ter de se especializar. Corrida de montanha, longa distância, triathlon e assim por diante. Acho que o triathlon ainda tem muito espaço para crescer”, explica Silvestrin.

Neste domingo, Franl Silvestrin fecha seu ano de competições como atleta no Ironman Mar del Plata, na Argentina, sua sexta prova na distância este ano. Para ele, um ano especial que merece uma despedida fazendo o que ele mais gosta: uma prova longa de triathlon.

“É um privilégio ter 35 anos e acumular 20 deles no triathlon, em atividade entre os profissionais. Me sinto bem não só fisicamente. Olho para trás e vejo que foi um baita ano. Olho para frente e estou cheio de oportunidades e planos, principalmente com a FS Team. Isso me enche de disposição e alegria”, completa o atleta.

frank silvestrin4

  • 3616
  • 0
  • 0

359 Posts

Jornalista, pai e corredor. Vê a corrida como uma ferramente para fazer a vida fazer sentido. Não se preocupa em ser rápido, nem com a chegada. O que importa é o caminho...

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *