david1

David dos Reis Rodrigues corre há uma década. Pode parecer muito, mas não para quem começou a correr aos 60. Consultor de empresas em São Paulo, Davi já correu 18 meias e sonha chegar aos 90 correndo. Algo impensável para quem perdeu o fôlego em 15 minutos de futebol. Detalhe: Davi era o goleiro. Confira!

“Fui participar de um jogo de futsal entre casados e solteiros na empresa em que eu trabalhava. Era goleiro e após 15 minutos de jogo, pedi para sair. Não tinha mais fôlego. Goleiro sem fôlego depois de 15 minutos? Achei que precisava sair do sedentarismo.

Por indicação de dois amigos da minha faixa etária e incentivado pela minha mulher, fui correr na equipe da Ação Total. Era setembro de 2007. Mês em que eu completava 60 anos.

Após seis meses de treino fiz a minha primeira prova de 5K. Com oito meses de treino fiz minha primeira de 10K. E com um ano e meio de treino fiz minha primeira meia maratona.

davidConsidero importantes todas as provas de que participo. Para mim, cruzar a linha de chegada é a grande conquista. Não importa a colocação. Mas duas provas são marcantes: Fiz 21K de montanha na Serra do Japi e cheguei em 5º lugar na minha faixa etária. E fiz 10K de montanha no Pico do Urubu, chegando em 2º lugar na minha faixa etária. O detalhe é que eu nunca corro para pódio. Corro para chegar bem.

Treino três vezes por semana e faço fortalecimento do joelho, que acho fundamental, duas vezes por semana. Minha rodagem mensal é em média 110K. Faço só duas meias maratonas por ano. Provas de 10 a 15K. é uma a cada dois meses. Mas já são 18 meias maratonas no currículo.

Hoje a corrida me proporciona três coisas: saúde, saúde e saúde. Já posso sonhar em chegar aos 90 anos treinando e participando de corridas.

E a Ação Total foi fundamental neste processo todo. A equipe não privilegia performance e sim a preservação da saúde dos atletas. Quando decidi fazer uma maratona, me lesionei após o treino dos 28K. Condromalácia. Graças ao acompanhamento da Ação Total, que também indicou o ortopedista, após um ano treinando leve e fazendo fortalecimento, voltei a fazer uma meia maratona. Maratona? Nunca mais, pois não é saudável.

A Ação Total, além de promover os treinos e incentivar as corridas, promove também a socialização dos alunos. Acho ótimas as planilhas online. Antes eu tinha que imprimir e andar com o papel na mochila. Agora, é só me conectar com o app da SisRUN que ela está lá. Fácil, fácil. Importante salientar que as planilhas são elaboradas pela Ação Total. Uma para cada aluno, levando em consideração o seu momento de desenvolvimento, as suas lesões e o seu objetivo de provas”

 

  • 4668
  • 0
  • 0

352 Posts

Jornalista, pai e corredor. Vê a corrida como uma ferramente para fazer a vida fazer sentido. Não se preocupa em ser rápido, nem com a chegada. O que importa é o caminho...

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *